Clube Scooter Rio de Janeiro

Fórum para troca de informações entre membros do clube sobre scooters e motonetas em geral. Não importa marca, cilindrada, ano ou modelo.


    DIREÇÃO DEFENSIVA, 2ª PARTE

    Compartilhe

    Marcelo Soares Calçada

    Mensagens : 37
    Pontos : 51
    Data de inscrição : 07/03/2011
    Idade : 49
    Localização : Rio de Janeiro

    DIREÇÃO DEFENSIVA, 2ª PARTE

    Mensagem  Marcelo Soares Calçada em Dom Mar 20, 2011 10:38 pm


    ACIDENTE EVITÁVEL

    É aquele em que você deixou de fazer tudo que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo.

    2.COMO EVITAR ACIDENTES

    Para que uma viagem (curta ou longa) transcorra sem
    acidente de trânsito é preciso obedecer às normas, regras e
    regulamentos do CTB.
    Muitas vezes, praticamos Direção Defensiva sem que a
    percebamos.
    Mas a Direção Defensiva necessária para evitar o acidente de
    trânsito requer, conhecimento, atenção, previsão, decisão e habilidade para que o motorista
    possa conhecer e identificar situações geradoras de acidentes, bem como, uma pronta decisão e
    habilidade necessária para sua auto-proteção.
    a)Conhecimento:
    * Das leis e normas de trânsito
    * Das particularidades do veículo
    * Das condições adversas;

    b)Atenção:
    * A sinalização
    * O comportamento dos demais condutores
    * Comportamento de pedestres, ciclistas e demais veículos não motorizados
    * As possíveis e prováveis condições adversas;

    c)Previsão:
    * Na direção defensiva a Previsão ocorre simultaneamente com a Atenção;
    * Na exata medida que a Atenção vai mapeando o terreno, o cérebro tenta Prever e
    Antecipar possíveis acontecimentos, de modo a poder Agir prontamente, se necessário,
    para não ser tomado de surpresa;

    d)Decisão:
    * A Decisão Correta, é a meta da direção defensiva
    * Uma boa percepção das situações implica um rápido exame das alternativas de ações e na
    escolha inteligente a tempo de evitar o acidente;

    e)Habilidade/Ação:
    * Significa operar os controles do veiculo e executar com perícia qualquer manobra
    básica de condução do veiculo.
    2.1 Dentre os principais problemas geradores de acidentes temos:
    Imprudência:
    Dirigir sob o efeito de álcool ou substância entorpecente; O álcool altera a capacidade de
    auto-avaliação, de percepção e de coordenação motora, afeta vários órgãos do corpo humano,
    principalmente o cérebro.
    As drogas são substâncias que alteram o comportamento do motorista chegando a
    provocar diversos efeitos : sono, euforia, etc. A alteração temporária do estado físico e psíquico do
    condutor, a qual pode afetar a sua habilidade em satisfazer as exigências da tarefa de dirigir e
    manter o controle do veículo. O condutor é responsável tanto pela sua segurança quanto pela
    segurança de outro condutor e pedestre.
    ØDirigir em estado emotivo alterado
    ØDirigir cansado
    ØDirigir por longos períodos
    ØDirigir após tomar alguns medicamentos
    ØDirigir com excesso de velocidade
    ØFazer manobras arriscadas
    ØAvaliar incorretamente as distâncias
    ØDesvios de direção
    ØReagir fora de tempo
    ØPerder controle de situações
    ØTrafegar em velocidade inadequada
    b)Imperícia
    Inexperiência ou falta de conhecimento da via e do veículo; A falha humana acontece,
    principalmente, por deficiência de qualificação. Dizemos que num acidente houve imperícia
    quando, o condutor não teve habilidade e perícia suficientes para evitá-lo.
    c) Negligência
    Falta de atenção, de observação e falha na conservação do veículo.
    DICAS DE COMO EVITAR ACIDENTES DE TRÂNSITO
    * Para efetuar parada de emergência por defeito mecânico, ao transitar à noite
    por rodovias regularmente sinalizadas o condutor deverá: Estacionar no
    acostamento; acionar as luzes de advertência; fixar o triângulo de segurança
    atrás do veículo, e aguardar fora dele à chegada de socorro ou assistência
    mecânica.
    * Durante período de chuvas a visibilidade diminui, o condutor deverá,
    trafegar com velocidade reduzida e usar farol baixo.
    * O motorista defensivo, para dobrar à esquerda, em vias de sentido duplo de
    trânsito, deve posicionar o veículo à esquerda da via com as rodas dianteiras
    direcionadas para frente e a sinaleira ligada indicando sua intenção.
    * Olhar a paisagem, sintonizar o rádio, acender um cigarro ou usar aparelho celular, tirando a
    atenção do trânsito, são coisas que põem em risco a segurança do trânsito.
    * Visando evitar acidentes, o motorista deve estar sempre atento para ver tudo o que se passa no
    trânsito, decidir o que fazer e agir corretamente.
    * Desobediência à sinalização é considerada imprudência, bem como dirigir com sono, ou sob o
    efeito de drogas.
    * Quando, por motivo de força maior, um veículo não puder ser removido da pista de rolamento ou
    acostamento, o condutor deverá colocar a sinalização (triângulo) a uma distância adequada e de
    uma forma que os demais condutores sejam prevenidos do fato.
    * O homem é o maior responsável pelos acidentes de trânsito. Esta situação tem como causa
    principal o comportamento do motorista.
    * De acordo com as regras de direção defensiva o uso do farol alto em sentido contrário é
    responsável por grande número de acidentes.
    * Em situações de congestionamento no trânsito, é prudente: O motorista manter-se calmo e
    atento.
    * Para evitar a colisão com o veículo que vai à frente: O motorista deve manter distância de
    segurança.
    * A falta de atenção do motorista, pode lhe causar grandes problemas. Estar atento significa: Olhar
    e analisar o trânsito observando os perigos que podem surgir a sua volta.
    * A única forma de eliminar o álcool do organismo é: O tempo, pois a eliminação se dá de maneira
    lenta, levando de 6 a 8 horas.
    * A distância que o veículo percorre depois que o motorista pisa no freio até a parada total chama-
    se distância de frenagem, assim como a distância que o veículo percorre desde o momento que
    o motorista percebe o perigo até à parada total denomina-se distância de parada.

      Data/hora atual: Qua Dez 07, 2016 3:16 pm