Clube Scooter Rio de Janeiro

Fórum para troca de informações entre membros do clube sobre scooters e motonetas em geral. Não importa marca, cilindrada, ano ou modelo.


    DIREÇÃO DEFENSIVA, 1ª FASE

    Compartilhe

    Marcelo Soares Calçada

    Mensagens : 37
    Pontos : 51
    Data de inscrição : 07/03/2011
    Idade : 49
    Localização : Rio de Janeiro

    DIREÇÃO DEFENSIVA, 1ª FASE

    Mensagem  Marcelo Soares Calçada em Dom Mar 20, 2011 10:36 pm

    Pessoal, resolvi postar algumas observações quanto à Dirigir Defensivamente.

    A direção defensiva é um modo de evitar acidentes, apesar dos erros dos outros
    condutores e condições adversas do trânsito e do tempo, preservando a vida humana e o meio
    ambiente.

    O Condutor defensivo é aquele que adota procedimentos preventivos no trânsito, sempre
    com cautela e civilidade. Dirige sempre pensando em segurança, em prevenir acidentes,
    independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes.

    1.CONDIÇÕES ADVERSAS
    São condições desfavoráveis ou inadequadas no trânsito, que se não forem tratadas com atenção, certamente serão propiciadoras de acidentes.

    1.1São condições Adversas
    * Luz
    * Tempo
    * Estrada
    * Trânsito
    * Veículo
    * Motorista
    * Carga

    a) Condições Adversas de Luz:
    Caracterizada pela intensidade ou refluxo da luz natural (solar) ou
    artificial (faróis) que pode provocar ofuscamento da visão. Este
    ofuscamento causa a contração da pupila, ocasionando a perda
    momentânea, parcial ou total da visão, dificultando o condutor de ver;

    b) Condições Adversas de Tempo ou Clima:
    Compreende as condições climáticas: ocorrências de chuvas,
    neblina, vento forte que constitua dificuldades no dirigir, seja em via urbana
    ou rural. Esta condição exige do condutor maior perícia para realizar
    qualquer manobra, assim, o condutor deve dirigir com maior atenção e
    cuidado;

    c) Condições Adversas de Estrada (via):
    Envolve a maneira como foi construída, contorno
    da via, largura e espécie apresentada, são elas:
    * Tipos e condições de pavimentação
    * Largura e número de pistas
    * Tipo de via (simples, dupla ou free-way
    * Curvas, cruzamentos, lombadas
    * Aclives e declives;
    * Posicionamento de Objetos fixos no entorno; e
    * Sinalização.

    d) Condições Adversas de Trânsito:
    Envolve a presença de outros usuários
    interferindo no comportamento do condutor, criando
    problemas no fluxo normal como:
    * Congestionamentos
    * Hora do Rush
    * Feriados e Finais de semana prolongados;
    * Tipos de veículos.

    e) Condições Adversas de Veículos:
    É a condição em que se encontra o próprio veículo, caracterizado por defeitos
    apresentados que podem ocasionar acidentes.
    As principais falhas mecânicas causadoras de acidentes são:
    * Pneus gastos
    * Má calibragem dos pneus
    * Freios desgastados
    * Vazamento de óleo
    * Lâmpadas queimadas
    * E outros;

    f) Condições Adversas de Condutor:
    Compreende a alteração temporária do estado físico e
    psíquico do condutor, a qual pode afetar a sua habilidade em
    satisfazer todas as exigências da tarefa de dirigir e manter o controle
    do veículo.
    O condutor é responsável tanto pela sua segurança, quanto
    pela segurança dos demais usuários da via. A falha humana
    acontece, principalmente, por deficiência de qualificação.
    Fatores que alteram a habilidade do condutor
    * Dirigir em estado emotivo alterado;
    * Dirigir cansado
    * Dirigir por longos períodos
    * Dirigir após tomar algum medicamento
    * Dirigir alcoolizado ou sob efeito de substâncias tóxicas;

    g) Condições Adversas de Carga:
    * Carga mal arrumada;
    * Carga em excesso
    * Carga mal amarrada

      Data/hora atual: Qua Dez 07, 2016 3:17 pm